CONVÊNIOS

Pontos de Atendimento da região de Ponta Grossa são

reconhecidos com Selo de Referência do Sebrae/PR - PA de Pitanga é Ouro

Reconhecimento nas categorias Ouro, Prata e Bronze foi concedido a 41 PAs, por bons índices em atendimento

Durante Encontro Estadual realizado nesta quinta-feira (14), nas Regionais do Sebrae/PR em Ponta Grossa, Cascavel, Londrina, Maringá, Curitiba e Pato Branco, o Sebrae/PR concedeu o Selo de Referência em Atendimento 2019 a 41 Pontos de Atendimento ao Empreendedor do Estado. O objetivo do Selo é reconhecer a rede de parceiros pelo desempenho no atendimento aos empreendedores e empresários, na promoção da sustentabilidade e competividade dos pequenos negócios. Dos 43 Pontos de Atendimento do Paraná, 41 aderiram ao processo para obtenção do Selo e todos alcançaram a pontuação mínima necessária para receber a chancela.

 

O Ponto de Atendimento ao Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae/PR e funciona em parceria com associações comerciais, sindicatos, cooperativas de crédito e Instituições de Ensino Superior. O objetivo é que estes espaços conectem os empreendedores (que pretendem abrir um negócio ou que já têm empresa consolidada) aos produtos e serviços do Sebrae/PR e seus parceiros.  Os espaços levam orientações em áreas como acesso a mercados, melhoria em processos, inovação, tecnologia, aumento nas vendas, redução de custos e compras públicas.

 

“A rede de Pontos de Atendimento é importante porque ela atinge quase todo o Paraná levando soluções para as pequenas empresas. Em seis eventos simultâneos, reunimos os PAs e tratamos dos principais desafios e dos investimentos que estamos fazendo para oferecer o melhor serviço possível ao empreendedor paranaense”, detalha Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR.

 

No Paraná, são 43 Pontos de Atendimento ao Empreendedor que, juntos, desenvolvem as atividades em 327 municípios. Em 2018, 22.795 empreendedores foram atendidos nos PAs do estado. Os serviços mais procurados foram orientação (com 17.476 atendimentos); informação (com 8.788) e consultorias (com 2.877). Além disso, os Pontos também realizaram 348 oficinas, 169 palestras, 51 rodadas de negócios, 111 cursos, 65 seminários, 6 missões e 3 feiras. Na avaliação dos clientes referente ao período, os PAs obtiveram índice de 9,31 em satisfação geral e 8,69 de aplicabilidade nos conteúdos.

 

Premiados

A avaliação para obtenção do Selo baseia-se nos quesitos Atendimento (Qualidade, Efetividade e Aplicabilidade; Atendimento ao Cliente e Estrutura Física), Soluções para Clientes (Soluções Diversificadas) e Gestão (Planejamento, Capacitação do Atendente, Cadastro de Clientes e Parâmetros Mínimos de Desempenho). Pontos de Atendimento que obtiveram entre 75 e 80 pontos receberam o Selo Bronze; de 81 a 90, o Prata; e acima de 91, o Selo Ouro.

 

Na região dos Campos Gerais, três dos quatro PAs existentes obtiveram Selo Ouro: Pitanga, Irati e Jaguariaíva. O PA de Telêmaco Borba recebeu o Selo Prata. Para a agente Patrícia Rodrigues de Almeida, do PA de Jaguariaíva, o resultado desta edição do Selo é reflexo do planejamento e das melhorias implementadas nos atendimentos. “No ano passado ganhamos o Selo na categoria Prata. Aprimoramos alguns processos focando no Ouro”, diz. 

A agente do Ponto de Atendimento de Pitanga, que também recebeu o Selo Ouro, Marlene Strechar Conceição, acredita que o Selo simboliza o reconhecimento de todo o trabalho realizado no último ano. Fundado em 2010, o PA de Pitanga já prestou uma média de 1,1 mil atendimentos e, conforme a agente, o engajamento da equipe e clientes é fundamental para o resultado obtido. “Temos um retorno bastante positivo dos nossos clientes, além de uma equipe bastante unida. São elementos fundamentais para o processo de reconhecimento do nosso trabalho”, reforça.

 

Já o agente do Ponto de Atendimento de Irati, Fábio Prado, atribui o reconhecimento ao relacionamento com os associados da Associação Comercial e Industrial de Irati (Aciai). “Além de trabalharmos com foco no relacionamento com os associados, o trabalho do Sebrae/PR junto com a tutoria auxiliou no lançamento de produtos e no registro dos atendimentos”, comenta.

 

Na categoria Bronze, foram reconhecidos os PAs de Curitiba – CIC – Positivo, Pinhais, Astorga e Ibiporã. Na Prata, os PAs de Telêmaco Borba, Campo Largo, São José dos Pinhais, Paranavaí, Goioerê, Campo Mourão, Maringá, Nova Esperança, Cambé, Londrina – Unifil, Santa Helena, Guaíra, e Chopinzinho foram reconhecidos. Os Pontos de Atendimento de Irati, Pitanga, Jaguariaíva, Guaratuba, Loanda, Cianorte, Andirá, Cornélio Procópio, Rolândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Laranjeiras do Sul, Cascavel – Amic, Cascavel – Acic, Assis Chateaubriand, Quedas do Iguaçu, Palotina, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Realeza, São Mateus do Sul, União da Vitória, Capanema e Santo Antonio do Sudoeste conquistaram o Selo Ouro.

Foto: Rodrigo Czekalski

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