CONVÊNIOS

ENCONTRO EMPRESARIAL REGIONAL

  No Sábado, 24 de Outubro, Pitanga contou com o Encontro Empresarial Regional promovida pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná (CACICOPAR) em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Pitanga (ACEPI). O evento foi realizado no Centro de Eventos do Lago e contou com representantes de 11 associações comerciais.

 

  Os participantes foram recepcionados com um café da manhã e, logo após, participaram da abertura do Encontro Regional. Durante a abertura, houve a composição da mesa de honra, que contou com o presidente da Cacicopar, Neuro João Battistelli, presidente da Acepi, João Sergio Hey, prefeito de Pitanga, Altair José Zampier, vice-prefeita, Mirna Galafassi, Vereador de Pitanga Aguinaldo Vujanski de Jesus e com o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Pitanga, Eliseu Latczuk.

 

  João Sergio Hey agradeceu a presença das autoridades e a parceria com a Secretária de Indústria Comércio e Turismo de Pitanga. Também agradeceu a diretora do Centro da Juventude, Zilda Moreira Krupek, que acompanhou os alunos que fizeram apresentações artísticas. O presidente da Acepi disse que espera, a partir do evento, que os participantes fiquem motivados para continuar a lutar pelo desenvolvimento regional.

 

  O Prefeito de Pitanga, Altair José Zampier, enalteceu a participação dos vereadores no evento, e comentou sobre a condução da administração municipal de Pitanga, que conta com diversos funcionários de carreira a frente das pastas e falou sobre a falta de investimento em infraestrutura na região central do Paraná. O prefeito citou que, na sexta-feira, 23 de outubro, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, esteve em Castro, para um evento de cadeira do leite. Conforme o prefeito, Pitanga tem uma das maiores bacias leiteiras do Paraná, no entanto, a administração não consegue trazer uma indústria forte para beneficiar os produtores de leite, já que falta estrutura, principalmente estradas na região. “Somos umas das maiores bacias leiteiras do Paraná. A Amocentro tem produtores que fazem o agronegócio que sustenta a região. Mas vamos a Castro e não conseguimos trazer uma empresa para beneficiar os nossos produtores, porque não temos estradas”, declarou Zampier. O prefeito de Pitanga disse que, em 1979, só foi conquistada estrada que ligou Pitanga a Guarapuava, pois, segundo ele, precisava ser feita a ligação entre Guarapuava a Campo Mourão. Ele disse que faltam ligações asfálticas entre vários municípios da região. “Temos um Estado que, há 35 anos, não investe em infraestrutura na nossa região”, lamentou Zampier.

 

  O Presidente da Cacicopar, Neuro João Batistelli, também comentou a necessidade de investimento na região, a importância da participação politica e disse que o objetivo do evento é unir forças para buscar soluções para os problemas da região. Neuro Batistelli comentou que faz parte de um sistema federal, que é a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, e estadual Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e a Cacicopar, que coordena as associações comerciais da região Centro Oeste do Paraná. “Estão envolvidas 16 Associações Comerciais, a qual a Acepi faz parte. Temos uma programação em nível de coordenadoria e, no inicio do ano, programamos alguns fóruns para discutir o desenvolvimento regional”, ressaltou. O presidente da Cacicopar disse que fazem parte da coordenadoria associações comerciais da Amocentro, mas também associações da Cantuquiriguaçu. Com isso, segundo ele, existem várias diferenças, mas também aquilo que cada associação, dentro dos municípios, tem em comum.

 

  Após os pronunciamentos das autoridades, os participantes contaram com dois palestrantes, sendo eles, Eberson Tibes, do Sebrae, e ainda a secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Guarapuava, Ana Claudia Klosowski.

 

  Durante o evento, vários assuntos foram discutidos, como compras públicas, nota fiscal eletrônica, politicas públicas para o desenvolvimento local e dicas para segurança empresarial. O evento foi encerrado com um almoço para os participantes.

 

FONTE: Jornal Paraná Centro

Destaques

Manual de Implementação do Programa adolescente aprendiz
  • SGC

 © 2018 ACEPI - Associação Comercial e Empresarial de Pitanga - Travessa João Leite Ferreira, 30, Centro, Pitanga-PR

 Fone: +55 42 36462658   +55 42 36461738 - E-mail: acepi_pitanga@hotmail.com